Notícias Alpina Termoplásticos

A conquista da ISO 9000

Iaso9000
A conquista da ISO 9001:2000 pela empresa é a consolidação de um padrão de qualidade alcançado em 30 anos de atuação no mercado. Ao mesmo tempo, significa a continuidade do desafio presente no dia a dia da empresa: o de superar expectativas e exceder sempre o seu alto padrão, buscando a melhoria contínua.

Criada em 1971, a Alpina Termoplásticos fornece produtos fabricados com resina plástica de engenharia. A empresa, que integra o grupo Alpina, possui uma ampla linha de produtos, tendo se especializado em criar soluções sob medida para problemas específicos, com o desenvolvimento de componentes especiais para indústria mecânica, automobilística, química, petroquímica, eletroeletrônica, têxtil, alimentícia, agroindústria, etc.

Fazem parte da sua série de produtos, caixas isotérmicas, contentores, tanques de fundo cônico, tanques de fundo plano, polisilos, válvulas, caçambas, caixas empilháveis e sistema de aquecimento solar.

As peças especiais são um diferencial da empresa, que, com tecnologia avançada, é capacitada para desenvolver ao gosto do cliente diferentes produtos em plástico, como tanques de combustível e assentos para barcos, tanque para pulverização de máquina agrícola, vaso para máquina de limpeza, suporte para componentes na indústria alimentícia, além de outros produtos que podem ser desenvolvidos.

O resultado deste trabalho são peças com flexibilidade de design, otimização da geometria do produto e personalizadas.

A empresa prima por seguir um rigoroso padrão de qualidade, baseado em uma política sólida, com processos e procedimentos de produção e atendimento personalizado, consolidando o nome como qualidade garantida ao longo dos anos.

Certificado Iso9000

 

Garantia da Qualidade 

Iso 9000

A ISO — International Standard Organization - foi criada com intuito de promover melhores processos e obter resultados mais satisfatórios, sendo sediada na Genebra, na Suíça.

Trata-se de uma organização internacional que emite normas técnicas, como a série ISO 9000, que trata da qualidade com desenvolvimento de sistemas eficazes, fornecendo orientações sobre gestão e requisitos de garantia da qualidade, além de tecnologias de suporte para o sistema de gestão de empresas.

 

A origem da certificação remonta aos anos 50 e 60, quando surgiram as normas militares para garantia da qualidade de equipamentos militares e instalações nucleares (MIL—STD). Na década de 70,vários países já possuíam suas próprias normas, que no Brasil eram publicadas pela ABNT—Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Foi em 1987 que a série de normas ISO 9000 foi criada, padronizando mundialmente os modelos para sistemas da qualidade. Atualmente cerca de 73 países utilizam a ISO 9000.

Para serem certificadas, as empresas passam por um longo processo de adequação à norma e à documentação de todos os procedimentos. Após esse período, devem passar por auditoria feita por uma empresa certificadora, que as recomendam ao lnmetro — Instituto Nacional de Metrologia —, órgão responsável pela emissão do certificado. Além da grande importância mercadológica, a implementação e manutenção da ISO garante uma organização interna bem mais eficiente.

Existiam três tipos de ISO 9000: a 9001, mais completa que incluía desde controles de projetos até serviços associados; a ISO 9002, que abrangia de fabricação e serviços associados e a ISO 9003, que era focada na inspeção e ensaios finais.

A norma já se encontra na terceira versão, a ISO 9001: 2000, (conquistada pela Alpina Termoplásticos). Com alterações significativas, a nova norma traz conceitos que a aproximam da gestão do negócio para contribuir de forma mais determinante para o sucesso das empresas, tornando-as mais competitivas.

Outra alteração foi a unificação das três normas anteriores, pois agora existe apenas uma certificação, a ISO 9001, enfocando gerenciamento de processos. As empresas certificadas com a versão 94 têm até o fim de dezembro de 2003 para adequarem-se às novas exigências.

ASSOClADA À ABNT

abnt
Complementando o sistema de gestão da qualidade, que busca o mais alto padrão, ci Alpina Termoplósticos é, atualmente, também associada à ABNT.

Artigo publicado na Revista "Alpina em Ação" - edição 9 - Agosto/2003